segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Filho Eterno - Romance de Cristóvão Tezza

Por Carlos Vicente



A despeito de qualquer motivação bairrista ou de caráter de afinidade futebolística - pois o autor mora em Curitiba e é Atlético Paranaense tão Fanático quanto eu - recomendo com entusiasmo a leitura do romance O Filho Eterno(Record; 224 páginas; 34 reais), do escritor e professor da UFPR, Cristóvão Tezza.

"Cruel" é o adjetivo mais lido nas resenhas do livro. Para mim, pai recente, consegue com muita honestidade e desprendimento de qualquer prurido social, contar a experiência - autobiográfica do autor - de construir a relação com o filho recém-recebido. No caso do narrador, portador da síndrome de Down, mas em nada longe do que passa da cabeça de um pai em circunstâncias imaginadas mais "normais". Em tempo: a "normalidade" é um tema recorrente no livro. Tocante e muito ao largo de ser piegas.

Literatura em estado puro. Coisa rara nestes tempos em que qualquer escritor com pretensão de best seller, sonha sempre ter seu livro transfigurado em filme ou série de televisão. Literatura de alta qualidade, reconhecida pela quantidade de prêmios que ganhou no último ano: Em 2007, Prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor obra de ficção do ano. Em 2008, recebeu os prêmios Jabuti de melhor romance, Bravo! de melhor obra, Portugal-Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (1° lugar) e Prêmio São Paulo de Literatura, melhor livro do ano.

Mais informações no site do escritor.

E como diria a Getúlio Vargas 109 inferior: Vamo!!!

Nenhum comentário: