segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O pior cego é aquele que não quer ver

Por Rafaela Porcaro

A Federação Nacional de Cegos (NFB), a maior organização de cegos dos Estados Unidos, anunciou na última sexta-feira (3) mobilizações contra o filme "Ensaio sobre a Cegueira" por considerar que retrata os portadores de deficiência visual como depravados, segundo notícia divulgada pelo UOL.

O filme, baseado na obra de Saramago, relata o caos que haveria na sociedade se todo o mundo ficasse cego de repente. A obra segue fielmente a trama de Saramago, que pretende gerar uma reflexão sobre os padrões de comportamento e a moral do ser humano, e como esses se modificariam se passassem por uma situação limite.

O enfoque desta história, no entanto, irritou a NFB às vésperas da estréia do longa-metragem nos Estados Unidos.

"Os cegos aparecem no filme como incompetentes, sujos, viciados e depravados. São incapazes de fazer as coisas mais simples, como se vestir, se lavar e encontrar o banheiro. A verdade é que as pessoas cegas normalmente fazem as mesmas coisas que as que podem ver", disse Marc Maurer, presidente da NFB em comunicado.

"Mostrar os cegos nas telas americanas um pouco melhor do que animais reforçará temores infundados e os estereótipos do grande público sobre a cegueira", indicou Maurer, para quem "Ensaio sobre a cegueira" ajudará a aumentar a taxa de desemprego entre os cegos, que atualmente afeta 70% dos portadores da deficiência.

Como diz o ditado: "O pior cego é aquele que não quer ver"

Nenhum comentário: