Matéria do Adage analisa os esforços da campanha do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos e o porquê de ele ter tanto apelo junto à nova geração de eleitores.
O gerenciamento da marca Obama, sem precedentes na história política norte-americana, mostra um perfeito entendimento do que é essencial para conquistar os jovens eleitores. Foi lançado recentemente um aplicativo para o iphone 3g - este, aliás, o mais novo sucesso de um anunciante para a massa jovem - o 'contagem regressiva para a mudança', um calendário de Obama que conta os segundos para o dia das eleições. Mas, afinal, qual é o apelo disso para os menores de 30 anos?
Na realidade, o voto jovem tradicionalmente busca os democratas, mas a diferença neste ano é que Obama tem de fato motivado novos pontos de vista. O seu sucesso, aparentemente, é resultado do produto e da marca por trás disso. As qualidades que ele projeta, como a áurea legal e despregada, os valores como esperança e unidade, as multidões que o acompanham - são a essência do apelo para os jovens. Andrew Romano, da Newsweek, escreveu que 'Obama é o primeiro candidato à presidência que está sendo vendido como uma marca para os consumidores'.
O logotipo da campanha, um sol nascente, ecoa a iconografia de Pepsi, AT&T e Apple. O guru do design Michael Bierut disse a Romano que o logotipo utiliza a tipologia Gotham (muito americana e comunicativa, segundo ele). Isso, aliado à identidade visual da campanha no online fazem de Obama o primeiro candidato com 'uma estratégia 360 graus coerente de cabo a rabo'. A campanha de Obama ao redor das redes sociais, com o site http://www.mybarackobama.com é otimizado pelo apelo dos mais jovens. para esta geração, o pronome a ser conjugado é 'meu', num nível mais pessoal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário